Para construções com vãos longos, as vigas de alma cheia são uma opção económica. As vigas de aço com secção em I normalmente têm uma alma profunda para maximizar a sua capacidade de corte e a separação do banzo, mas têm uma alma fina para minimizar o peso próprio. Devido à sua grande relação altura-espessura (h/tw ), podem ser necessários reforços transversais para reforçar a alma esbelta.
O cálculo de estruturas complexas utilizando software de análise de elementos finitos é geralmente realizado em todo o modelo. No entanto, a construção de tais estruturas é um processo realizado em várias etapas em que o estado final do edifício é alcançado através da combinação dos componentes individuais. Para evitar erros no cálculo de todos os modelos, deve ser considerada a influência do processo de construção. No RFEM 6, isto é possível através do módulo Análise das fases de construção (CSA).
Standardmäßig werden die ermittelten Werte für die Ordinaten der Einflusslinie als Dezimalzahl mit maximal sechs Nachkommastellen ausgegeben. Für die Einflusslinien der Schnittgrößen ist dies meist ausreichend.
Die Lastart Vorspannung war in den Dlubal-Programmen bislang immer eine Anfangsvorspannung. Es wurde die definierte Lastgröße aufgebracht und je nach Steifigkeit des umliegenden Systems blieb die Vorspannung mehr oder minder als Normalkraft im Seil übrig.
O RF-MOVE Surfaces do RFEM facilita a geração de casos de carga a partir de diferentes posições de cargas móveis. Para o RFEM 5, são gerados casos de carga separados a partir das posições da carga móvel. Opcionalmente, é criada uma combinação de resultados envolvente de todas as posições de carga.
Além das regras básicas de combinação da norma EN 1990, existem outras condições de combinação para ações em pontes rodoviárias especificadas na norma EN 1991-2 que devem ser tidas em consideração. O RFEM e o RSTAB fornecem combinações automáticas que podem ser ativadas nos Dados Gerais ao selecionar a norma EN 1990 + EN 1991-2. Os coeficientes parciais de segurança e os coeficientes de combinação em função da categoria de ação são predefinidos ao selecionar o respetivo anexo nacional.
As tarefas diárias no dimensionamento de betão armado incluem também o cálculo de elementos de compressão com flexão desviada. O seguinte artigo descreve os diferentes métodos de acordo com o Capítulo 5.8.9 da norma EN 1992-1-1, que são válidos para o dimensionamento de elementos de compressão com excentricidades de carga biaxiais no âmbito do método de curvatura nominal segundo 5.8.8.
Mit RF-FUND Pro können optional Setzungen der Einzelfundamente und daraus resultierende Federsteifigkeiten der Knotenlager ermittelt werden. Diese Federsteifigkeiten können in das RFEM-Modell exportiert und für weiterführende Analysen genutzt werden.
As linhas de influência tornaram-se menos importantes hoje em dia devido aos rápidos sistemas informáticos. No entanto, pode ser uma vantagem a utilização de linhas de influência na fase de dimensionamento preliminar, mas também na atual criação dos dimensionamentos estruturais. Com o módulo adicional RF-INFLUENCE, as linhas de influência e as superfícies de influência podem ser geradas e avaliadas facilmente devido a uma força interna fixa. Este artigo técnico descreve com um exemplo simples, as bases para determinar e avaliar as linhas de influência.
Design loads specified in the AASHTO Bridge Design Specification are available in the RF-MOVE Surfaces moving load library. Design Truck (HS-20), Tandem, Type 3, and Overload are available options.
O estado atual do desenvolvimento do software de cálculo de elementos finitos e da tecnologia informática permite o cálculo de estruturas mais complexas. Cada vez mais frequentemente, os cálculos de EF são realizados para o modelo completo. Neste contexto, podem aparecer determinados problemas práticos de construção. Um desses problemas é a consideração do processo de construção no modelo.
Se seleciona a combinação de combinações de acordo com a EN 1990 + EN 1991-2 e define um caso de carga na categoria de acção gr1a, gr2 ou gr5, tem de definir adicionalmente no programa que modelo de carga deve ser utilizado como base para o caso de carga. Esta informação é crucial para definir as regras de combinação para combinações automáticas de acordo com as normas EN 1990 + EN 1991-2. Na categoria gr1a, pode selecionar TS (LM1), UDL (LM1) ou pedonal e ciclovia, por exemplo. TS (LM1) aparece como pré-definido. Na categoria gr2, o utilizador pode selecionar como especificado forças de travagem e aceleração ou forças centrífugas.
Para a redução das cargas geradas no RF‑MOVE Surfaces, podem ser consideradas as superfícies de influência de um ponto selecionado. Die Einflussflächen werden dabei mit RF-INFLUENCE ermittelt. Diese Vorgehensweise ist in den Fällen sinnvoll, wo nur ungünstig wirkende Lasten betrachtet werden sollen. Entsprechend der ungünstigen Wirkung muss vom Anwender die Richtung positiv oder negativ gewählt werden.
Com o módulo adicional RF‑MOVE Surfaces, é possível criar cargas móveis de forma muito simples. Eine Bibliothek mit Lastmodellen nach dem Eurocode 1 Teil 2 steht zur Verfügung. Durch die Eingabe von Schrittweiten, Versätzen an Anfang und Ende und des Abstand zu einer Bezugslinie lassen sich flexible, auch benutzerdefinierte Lastmodelle erzeugen und die Anzahl der generierten Lastfälle steuern. RF-BEWEG Flächen generiert Lastfälle und auf Wunsch eine Ergebniskombination als Umhüllende aller Ergebnisse.