Os três tipos de pórticos de momento (comum, intermédio, especial) estão disponíveis no módulo Dimensionamento de aço do RFEM 6. O resultado do dimensionamento sísmico de acordo com a norma AISC 341-22 é categorizado em duas secções: requisitos das barras e requisitos das ligações.
Para avaliar se também é necessário considerar a análise de segunda ordem numa análise dinâmica, o coeficiente de sensibilidade do deslocamento entre pisos θ é fornecido na EN 1998-1, secções 2.2.2 e 4.4.2.2. Este pode ser calculado e analisado com o RFEM 6 e o RSTAB 9. O coeficiente θ é calculado da seguinte forma:$$\mathrm\theta\;=\;\frac{\displaystyle{\mathrm P}_\mathrm{tot}\;\cdot\;{\mathrm d}_\mathrm r}{{\mathrm V}_\mathrm{tot}\;\cdot\;\mathrm h}\;$$
O módulo Dimensionamento de aço no RFEM 6 oferece agora a possibilidade de realizar dimensionamento sísmico de acordo com as normas AISC 341-16 e AISC 341-22. Atualmente estão disponíveis cinco tipos de sistemas resistentes a forças sísmicas (SFRS).
Os três tipos de pórticos de momento (comum, intermédio, especial) estão disponíveis no módulo Dimensionamento de aço do RFEM 6. O resultado do dimensionamento sísmico de acordo com a AISC 341-16 é categorizado em duas secções: requisitos de barras e requisitos de ligações.
O dimensionamento de pórticos de acordo com a AISC 341-16 já é possível no módulo Dimensionamento de aço do RFEM 6. O resultado do dimensionamento sísmico é categorizado em duas secções: requisitos das barras e requisitos das ligações. Este artigo cobre a resistência necessária da ligação. É apresentado um exemplo de comparação dos resultados do RFEM e do AISC Seismic Design Manual [2].
O dimensionamento de um pórtico com reforço concentrado ordinário (OCBF) e de um pórtico especial com reforço concentrado (SCBF) pode ser realizado no módulo Dimensionamento de aço do RFEM 6. O resultado do dimensionamento sísmico de acordo com a AISC 341-16 e 341-22 é categorizado em duas secções: Requisitos da barra e requisitos da ligação.
Criar um exemplo de validação para a dinâmica dos fluidos computacional (CFD) é um passo crítico para garantir a precisão e a fiabilidade dos resultados da simulação. Este processo envolve comparar os resultados de simulações CFD com dados experimentais ou analíticos de cenários do mundo real. O objetivo é determinar se o modelo CFD consegue replicar fiavelmente os fenómenos físicos que se destina a simular. Este guia descreve os passos essenciais no desenvolvimento de um exemplo de validação para uma simulação CFD, desde a seleção de um cenário físico adequado até à análise e comparação dos resultados. Seguindo minuciosamente estes passos, engenheiros e investigadores podem aumentar a fiabilidade dos seus modelos CFD, abrindo caminho para a sua aplicação eficaz em diversas áreas, tais como a aerodinâmica e a análise espacial.
A direção do vento desempenha um papel crucial na formação dos resultados das simulações da dinâmica de fluidos computacional (CFD) e no cálculo estrutural de edifícios e infraestruturas. É um fator determinante para avaliar como as forças do vento interagem com as estruturas, influenciando a distribuição das pressões do vento e, consequentemente, as respostas estruturais. A compreensão do impacto da direção do vento é essencial para o desenvolvimento de projetos que resistam a diferentes forças do vento, garantindo assim a segurança e a durabilidade das estruturas. Dito de uma forma simples, a direção do vento ajuda a ajustar as simulações CFD e a orientar os princípios do dimensionamento estrutural para obter um desempenho e uma resistência ideais contra os efeitos induzidos pelo vento.
O cumprimento das normas de construção, tais como o Eurocódigo, é essencial para garantir a segurança, a integridade estrutural e a sustentabilidade dos edifícios e estruturas. A dinâmica de fluidos computacional (CFD) desempenha um papel vital neste processo, simulando o comportamento de fluidos, otimizando dimensionamentos e ajudando arquitetos e engenheiros a cumprir os requisitos do Eurocódigo relacionados com análise de carga de vento, ventilação natural, segurança contra incêndio e eficiência energética. Ao integrar o CFD no processo de dimensionamento, os profissionais podem criar edifícios mais seguros, eficientes e em conformidade com os mais altos padrões de construção e dimensionamento na Europa.
O nosso serviço web oferece aos utilizadores a possibilidade de comunicar com o RFEM 6 e o RSTAB 9 utilizando diversas linguagens de programação. As funções de alto nível (HLF) da Dlubal permitem expandir e simplificar a funcionalidade do serviço web. Em linha com o RFEM 6 e o RSTAB 9, a utilização do nosso serviço web torna o trabalho do engenheiro mais fácil e rápido. Veja por si mesmo! Este tutorial mostra como utilizar a #library C com um exemplo simples.
O tamanho do domínio computacional (tamanho do túnel de vento) é um aspeto importante da simulação de vento que tem um impacto significativo na precisão e no custo das simulações CFD.
Neste artigo, são comparados os resultados dos programas RWIND, ABAQUS e ANSYS com um teste de túnel de vento utilizando um modelo geometricamente simples.
Este artigo descreve as opções disponíveis para determinar a resistência à flexão nominal Mnlb para o estado limite da encurvadura local ao dimensionar de acordo com o Aluminium Design Manual.
O Building Model é um dos módulos especiais de solução no RFEM 6. É uma ferramenta muito útil para a modelação e que facilita a criação e manipulação de pisos. O Building Model pode ser activado no início do processo de modelação e posteriormente.
Uma vez que o vento em estruturas abertas lateralmente não é abordado no Eurocódigo, vale a pena observar os quatro casos na quarta parte da norma alemã DIN 1055.
Este artigo técnico trata das verificações de elementos estruturais e secções de uma viga treliçada soldada no estado limite último. Além disso, é descrita a análise de deformação no estado limite de utilização.
Os requisitos arquitetónicos para corrimãos continuam a ser muito exigentes e geralmente implicam um elevado grau de transparência. Os corrimãos de vidro, sem nenhuma outra estrutura de pórtico visível, representam uma possibilidade de implementação.
Neste artigo, são apresentadas imagens de um cenário de explosão de uma detonação remota realizada no RF-DYNAM Pro - Forced Vibrations e os efeitos são comparados na análise de histórico de tempo linear.
Os assentamentos numa estrutura também podem afetar os edifícios circundantes. O assentamento adjacente de lajes separadas pode ser considerado no RF-SOILIN utilizando uma pequena ferramenta.
Os edifícios são estruturas circundadas pelo vento. O fluxo em torno dos edifícios cria cargas específicas nas superfícies, que devem ser utilizadas para o dimensionamento na análise estrutural.
Descrição do procedimento para a verificação do estado limite de utilização de uma laje de piso em betão armado com fibra de aço. Este artigo demonstra como realizar a verificação correspondente para o SLS através dos resultados de MEF determinados iterativamente.
A industria da construção está progressivamente a tornar-se cada mais mais digital. Os engenheiros de estruturas, um grupo menor do setor da construção, nem sempre são tomados como os engenheiros que aderem imediatamente às últimas tendências. Muitas vezes, por boas razões. Muitos vêem isso como uma razão pela qual tópicos como a aplicação do método BIM ainda não são a norma na engenharia estrutural. No entanto, os últimos anos têm demonstrado que está em curso um processo de repensamento e novas tendências digitais estão a ser aceites e aplicadas.
O betão armado com fibra de aço é atualmente utilizado principalmente para pisos industriais ou pisos de entrada, para placas de fundação com baixas tensões, paredes de caves e pisos de caves. Desde a publicação da primeira orientação do Comité Alemão para o Betão Armado (DAfStb) sobre betão armado com fibra de aço em 2010, os engenheiros civis podem utilizar normas para o dimensionamento do betão armado com fibra de aço de material compósito, tornando as fibras de betão armado cada vez mais popular na indústria da construção. Este artigo descreve o cálculo não-linear de uma placa de fundação feita de betão armado com fibra de aço no estado limite último com o software de elementos finitos RFEM.
O seguinte estudo compara os resultados da pressão do vento sobre um edifício alto obtidos no RWIND Simulation com os resultados publicados por Dagnew et al. [1] no 11th Americas Conference on Wind Engineering, em junho de 2009. Neste artigo, os resultados do vento sobre o edifício Commonwealth Advisory Aeronautical Council (CAARC) são comparados de acordo com diferentes métodos numéricos com os dados experimentais baseados em ensaios de túnel de vento.
De forma a considerar as imprecisões relativas à posição das massas numa análise de espectro de resposta, as normas para o dimensionamento sísmico especificam regras que devem ser aplicadas tanto na análise de espectro de resposta simplificada como na análise de espectro de resposta multimodal. Estas regras descrevem o seguinte procedimento geral: a massa do piso deve ser deslocada por uma certa excentricidade, o que resulta num momento de torção.
Bei der Abbildung einer Rippe aus Stahlbeton mit darüberstehender Mauerwerkswand besteht die Gefahr einer Unterbemessung der Rippe, wenn das Tragverhalten des Mauerwerks nicht korrekt berücksichtigt und die Verbindung zwischen Mauerwerkswand und Unterzug nicht ausreichend genau modelliert wird. Dieser Artikel soll sich mit dieser Problematik und den möglichen Modellierungen einer solchen Konstruktion auseinandersetzen. Im Beispiel wird die Bewehrung rein aus den Schnittgrößen und ohne jegliche konstruktive Mindestbewehrung ermittelt.
As cargas de vento em componentes estruturais retangulares arredondados constituem uma questão complexa. As forças equivalentes da carga de vento dependem da força da carga de vento circulante e da geometria do componente.
O vento que sopra paralelamente às superfícies de uma estrutura, pode gerar forças de atrito sobre essas superfícies. Este efeito é importante principalmente para estruturas muito grandes.
A norma DIN EN 1998-1 com o anexo nacional DIN EN 1998-1/NA especifica o procedimento para determinação das cargas sísmicas na Alemanha. A norma aplica-se a trabalhos de engenharia civil em áreas sísmicas.
Na Alemanha, a norma DIN EN 1991-1-4 com o anexo nacional DIN EN 1991-1-4/NA regulamenta as cargas de vento. A norma aplica-se a obras de engenharia civil até uma altitude de 300 m.